Atendimento

0

Frete Grátis

acima de R$299

Descontos

em pagamentos a vista

Entrega local

receba hoje

Pague com cartão

em até 2x s/ juros

Segurança

Loja oficial

25/02/2022

7 benefícios da meditação: saiba o que a prática faz para a mente e o corpo

O que é meditação 

A prática milenar da meditação, praticada principalmente pelas religiões orientais, os exercícios de respiração e com foco de atenção no momento presente, são capazes de afetar positivamente o cérebro, garantindo o equilíbrio mental e diminuindo o poder de perturbações e desequilíbrios. 

A neurociência comprova os principais benefícios da meditação para o bem estar, como reduzir a ansiedade e o estresse, melhorar a pressão arterial, aumentar a concentração e a consciência, melhorar o processo de aprendizado e memória, além de promover uma maior sensação de paz e tranquilidade.  

 

Quais os benefícios da meditação? 

Redução do estresse e controle da ansiedade 

Não é só o maracujá que ajuda no controle das emoções! A prática diária da meditação para ansiedade, é capaz de diminuir o estresse e evitar o surgimento de doenças, que vem acompanhadas de estresse e aumento da pressão arterial. Com a meditação é possível atuar na diminuição de controle de fobias e até ansiedade social, permitindo que o indivíduo relaxe, sem se concentrar no passado ou futuro, apenas no momento presente.  

 

Melhora do sono 

Quando realizamos a meditação para dormir, é possível diminuir pensamentos negativos e melhorar a qualidade do sono, de modo a acalmar a mente, apenas se concentrando na respiração. 

 

Aumento do autoconhecimento, autoestima e bem estar 

Dedicar esse tempo a si ajuda a criar a sensação de bem estar, permitindo um maior controle das emoções e aumento sentimentos de empatia e gratidão. Com isso, é possível diminuir sintomas de depressão e aumentar a atenção em atividades diárias. 

 

Maior foco, concentração e produtividade 

Quando há uma melhora no poder de concentração, podemos observar algumas melhoras diárias, como a capacidade de foco, facilidade no processo de aprendizagem e memória, além da prática ajudar a lidar com o estresse e conflitos laborais. Uma meditação matinal, por exemplo, pode favorecer a multiplicação de neurônios. 

 

Como fazer meditação?  

Para a prática não é necessário equipamentos ou técnicas muito avançadas. Você pode encontrar uma meditação guiada, por exemplo, em vídeos ou áudios nos principais aplicativos na internet. Contando com poucos minutos, um local silencioso e confortável, você pode começar se concentrando no aqui e agora, concentrando-se na respiração e acalmando a mente. Lembre-se de se acomodar em uma postura ereta, sentado e com as mãos sobre as pernas. 

 

Quanto tempo devo meditar? 

Comece por 5 minutos por dia, com uma prática de meditação diária, aumentando progressivamente conforme se sentir confortável. 

 

Como você viu acima, você pode desfrutar de alguns benefícios comprovados da meditação, obtidos através de práticas curtas, simples e até mais avançadas, seja no campo da meditação mindfulness, transcendental, ioga ou taichi. Escolha seu preferido e boa prática!