Qual a diferença entre sal comum e sal marinho?
O que é sal marinho?
Formado por cloreto de sódio, o sal marinho é obtido diretamente pela evaporação da água do mar, mantendo todos os seus minerais e nutrientes, inclusive o iodo, já que não passa pelo processo de refinamento.
Considerado o mais saudável entre os sais, o sal marinho integral não refinado, não sofre adição de nenhuma substância química, apresentando um sabor menos salgado que o refinado e mostrando um maior valor nutricional. Além disso, ajuda a manter o metabolismo e o equilíbrio do sistema imunológico.
Para que serve o sal marinho integral? É o mesmo que sal grosso?
O sal integral marinho pode ser usado como um substituto do sal comum, na preparação e tempero de alimentos, diminuindo a quantidade de sódio e aumentando o consumo de minerais. O sal grosso, comumente usados em churrasco, também é considerado um sal marinho, mas que já passou por um processo de moagem para reduzir o tamanho de seus cristais, mas não por tratamento químico.
Benefícios do sal marinho integral
Por não passar pelo processo de refinamento, o sal integral marinho apresenta diversos nutrientes e minerais, como o cálcio, potássio, zinco, ferro e iodo. Com um menor índice de sódio, consegue manter um balanço eletrolítico sem sobrecarregar os rins, prevenindo câimbras, regulando a glicose e prevenindo a osteoporose, além de promover a alcalinização dos fluídos corporais, estabilizando o pH corporal.
Esse sal natural é um grande aliado no combate de doenças como o bócio e problemas na tireoide, já que regula a distribuição de água no organismo e a pressão sanguínea. Dessa maneira, não retém líquidos e promove a remineralizarão do organismo através da perfeita absorção celular.
Como contém menos sódio, possui um sabor mais forte e não passa por refinamento, pode ser usado em menor quantidade.
Qual a diferença entre sal comum e o sal marinho?
Diferente do sal refinado, o sal marinho iodado não passa pelo processo de refinamento, apresentando um teor menor de sódio em sua composição, mantendo seus nutrientes e não recebendo nenhum aditivo.
Já o sal refinado, que também é extraído através de depósitos de sal, passa pelo refinamento, branqueamento e aquecimento químico, que faz com que ele perca quase todo o seu valor nutricional, permanecendo um uma alta taxa de sódio. Depois disso, ele recebe uma série de aditivos, inclusive uma iodação.
Sal marinho integral ou sal rosa?
O sal rosa, ou sal rosa do himalaia, também é um tipo de sal marinho, mas que não foi retirado diretamente do mar. O sal rosa é extraído de depósitos milenárias nas cadeias montanhosas do Himalaia, sem passar por nenhum processo químico, mantendo suas características originais, sua cor e seus nutrientes.
O sal marinho para pressão alta
Todo sal refinado passa por um processo térmico de branqueamento que retiram suas impurezas, reduzem sua umidade e elimina dezenas de minerais importantes. De modo geral, quanto mais escuro for o sal, maior o seu teor de minerais e mais natural tende a ser.
Com pequenas concentrações de cálcio, potássio, zinco, ferro e iodo, enquanto o sal refinado apresenta basicamente apenas uma alta taxa de sódio, um dos benefícios do sal marinho é a apresentação de uma menor taxa de sódio, evitando problemas como a retenção de líquidos e o ganho de peso. Além disso, por possui um sabor mais marcante e pelo tamanho dos cristais, pode ser utilizado em menor quantidade.
Pode usar sal marinho na comida?
Muitos possuem dúvidas se o sal marinho é bom, sendo ideal para o preparo de diversos alimentos, dando sabor em preparações, receitas, legumes e saladas. O sal integral é o melhor substituto do sal refinado, pois é livre de aditivos químicos e conservantes, passando por um processo de evaporação natural e sem refinamento.
Utilize o sal marinho para realçar os sabores juntos com ervas, vinagre de maçã e temperos caseiros, aproveitando sua pureza e sabor natural, além do seu teor nutritivo.